domingo, 30 de junho de 2013

Discurso do candidato à Assembleia Municipal de Coruche, Abel Matos Santos


Antes de mais, quero cumprimentar todos e agradecer muito por estarem aqui hoje para testemunhar a nossa vontade de participar através do CDS na melhoria das condições de vida dos coruchenses!

Quero cumprimentar o Dr. José Ribeiro e Castro, ex-presidente do CDS que exerce de forma incansável as funções de deputado e que é também coordenador do movimento 1.º de Dezembro, e agradecer de forma muito especial a sua presença na nossa apresentação.

O Dr. Ribeiro e Castro tem uma ligação musical a Coruche, se é que posso chamar assim, visto a Banda da Sociedade Instrução Coruchense ter sido a escolhida para representar o distrito de Santarém no grande desfile de bandas aquando das comemorações do 1.º de Dezembro no ano passado, evento que organizou com o intuito de repor o feriado maior de Portugal.

Cabe-me falar em nome da Concelhia de Coruche do CDS antes de falar como candidato à Assembleia Municipal, e, para dizer de forma breve como surge o CDS em Coruche e como chegamos até aqui, com esta força, esta dinâmica, com pessoas de todas as idades e condições, animadas, por um só interesse... criar melhores condições no Concelho para vivermos!

O CDS permitiu-nos total autonomia para nos afirmarmos, acolhemos todos os que se reveem na democracia cristã, filiados e independentes, sem nunca ceder ao populismo fácil nem à demagogia a que os políticos nos habituaram e que tanto afastou as pessoas da participação cívica na vida politica.

Um trabalho que Vasques Gomes, O presidente da concelhia de Coruche do CDS, tomou nos braços com grande sucesso! E que depois levou a que naturalmente, seja hoje, o nosso candidato à Câmara de Coruche!

Um homem de trabalho, honesto, de carácter, em quem podemos confiar, um amigo de todos e que sempre participou e participa na vida de Coruche, ajudando a criar e nunca a destruir!

Desta forma, respeitando todos, não foi difícil que em tão pouco tempo, cerca de um ano e meio, tantos se juntassem a nós! Exemplo disso é a equipa de luxo de 18 pessoas que temos para a grande freguesia de Coruche, Fajarda e Erra, liderada pela Monica Tomaz, uma filha da terra, veterinária, mãe, mulher, amiga e solidária! Sem dúvida alguma uma mulher independente que vem dar uma lufada de ar fresco e um contributo fortíssimo para a vida da nossa comunidade em particular desta freguesia.

Depois, temos aqui hoje connosco o José Lopes Nunes, o nosso candidato à freguesia da Lamarosa, actualmente eleito na assembleia de freguesia pelo MIC. Um homem de trabalho que ainda arranja tempo para ajudar os seus vizinhos, os seus amigos, as pessoas que com ele vivem na freguesia da Lamarosa, não abdicando de sonhar com mais e melhor para a sua terra.

É na Lamarosa que em breve apresentaremos toda a sua equipa e estaremos todos com ele para dar o pontapé de saída para uma campanha séria e construtiva. Obrigado José Lopes Nunes!

Agora eu... O candidato à Assembleia Municipal! Eu que aqui cresci, aqui brinquei e aprendi, me fiz menino e homem e daqui sai aos 18 anos para Lisboa, onde não sendo já menino, estudei mais, aprendi mais, desenvolvi a minha carreira profissional, onde me casei e fui pai!

Este vosso Abel que nunca deixou de sentir e levar Coruche no coração, onde quer que estivesse e fosse, ia e estava Coruche, a minha terra, a nossa terra! Nos intervalos do trabalho, do estudo, da vida profissional vinha a Coruche, estava em Coruche, participava na vida de Coruche, entristecendo-me com o declínio que esta grande terra teve nos últimos 25 anos.

Este vosso amigo e candidato à Assembleia Municipal que viu o Jornal Sorraia, uma referência para todos os que cá viviam e os que estavam na diáspora pelo país e por esse mundo fora... aquilo que nos ligava a todos... Acabar!!!!!

E quando acabou, teve um impulso para criar um novo jornal, e ele surgiu o Jornal de Coruche que durante 5 anos manteve de novo Coruche mais vivo, e a chegar aos quatro cantos do mundo, onde estivesse um coruchense, e, são muitos!

Infelizmente, o incómodo que causou à classe politica instalada levou a que terminasse para hoje nada existir! havemos de voltar!

Entretanto, continuei a viver e a participar na vida associativa e solidária de Coruche, a Misericórdia de Coruche, a Irmandade de Nossa Senhora do Castelo nossa padroeira, o Movimento Independente de Cidadãos por Coruche - MIC, e tantas outras por onde passei e participei.

O novo mundo da grande cidade não conseguiu desligar-me do principio de tudo, das minhas raízes.

Por tudo isto e acima de tudo pelo sentimento que não vos consigo explicar, aqui estou a participar através do CDS como candidato a presidente da Assembleia Municipal de Coruche para podermos ter influência nos destinos, na governação do concelho de Coruche.

Para podermos incutir os nossos valores e princípios, onde as pessoas estão, sempre, primeiro!

Não queremos maiorias como as que existem actualmente que esvaziam de qualquer poder e importância o órgão mais importante da autarquia.

Comigo a Assembleia Municipal não pode ser um fórum vago e vazio de contributos que só serve para cumprir calendário. Tem de ser uma assembleia interveniente que dê voz aos coruchenses e que possa influenciar as decisões do executivo.

Reduzir o IMI ao mínimo, abdicar dos 5% do IRS a favor das famílias, apostar preventiva e activamente nas questões de saúde pública como a vacinação gratuita a crianças e idosos, a higiene oral e a comparticipação de medicamentos são exemplos das políticas sociais que apoiam directamente quem precisa! Outra preocupação é a Segurança de pessoas e bens que cada vez mais é uma necessidade.

É com propostas concretas como estas que me vou empenhar na Assembleia Municipal para que exista um executivo actuante nestas áreas. Comigo a Assembleia Municipal tem de ser um órgão ao serviço dos coruchenses e com trabalho concreto a favor das pessoas!

Daqui facilmente se percebe que os 3 S's do CDS, Solidariedade. Saúde e Segurança são fundamentais para apoiar as pessoas! Porque para mim, Primeiro estão as Pessoas!

Vamos fazer história em Coruche, vamos ajudar quem precisa! Vamos todos apoiar o CDS e participar para ajudar, ajudar, ajudar!

Viva Portugal, Viva Coruche, Viva o CDS

Muito obrigado!

Sem comentários:

Enviar um comentário